ANTIGO LIXÃO DE PEIXOTO DARÁ LUGAR PARA RECICLAGEM, CAMPO EXPERIMENTAL, BANCO DE SEMENTES E ATERRO SANITÁRIO CELULAR
Autor: RAYFRAN
Autor da Foto: Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Peixoto de Azevedo iniciou uma força-tarefa para a limpeza e revitalização do antigo lixão a céu aberto, localizado na região da MT-410. A ação utiliza maquinário pesado, como pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas (PCs) e tratores de esteira, para reverter décadas de degradação ambiental e contaminação do solo em uma área de 24 alqueires.
O projeto, executado pela Secretaria de Obras, contempla a remoção seletiva de resíduos, nivelamento do solo, fechamento de cavas e desobstrução das estradas de acesso. A intervenção visa eliminar o passivo ambiental gerado pelo descarte irregular de toneladas de materiais plásticos, metais, eletrônicos e entulhos que impactavam a saúde pública e o meio ambiente.
Recuperação e Sustentabilidade A recuperação da área é o primeiro passo para um cronograma de investimentos que inclui a reativação da Usina de Reciclagem, a reorganização do Viveiro Municipal e a implantação de um Campo Experimental em parceria com a EMPAER. O planejamento da gestão também prevê ações de reflorestamento, criação de um banco de sementes e a retomada do projeto de piscicultura.
Compromisso Ambiental A atual administração trabalha para viabilizar, a curto e médio prazo, a transição definitiva para um Aterro Sanitário Celular, em total conformidade com a legislação ambiental vigente. A iniciativa busca sanar a falta de monitoramento e controle sanitário de períodos anteriores, garantindo a preservação dos recursos naturais e a segurança da população peixotense.
Outros Informativos
Mais notícias
22 de Junho de 2026
Município é contemplado com 1.752 toneladas de calcário dolomítico para atender produtores rurais
22 de Junho de 2026
Você sabia? Peixoto de Azevedo nasceu entre expedições, estrada, garimpo e luta por emancipação