A Conferência Municipal de Saúde é o espaço democrático de construção de políticas Públicas de saúde, onde se compõe o controle social para a deliberação e fiscalização das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
É um momento decisivo para o exercício da democracia participativa e da elaboração compartilhada das políticas de saúde local, que incidem diretamente na vida das comunidades e grupos sociais presentes em nosso município.
É na Conferência de Saúde que a população pode expressar suas demandas e pleiteiam ações e serviços de saúde que venham atender às necessidades de cada região, com o desenvolvimento de políticas mais eficazes.
Essas necessidades são expressas em objetivos de médio e longo prazo para o desenvolvimento da saúde pública municipal, estadual, distrital e nacional. Após a realização da conferência, as propostas, debatidas e sistematizadas, devem ser incorporadas no Plano de Saúde Municipal, Estadual, do Distrito Federal e do Ministério da Saúde.
Na semana do dia 03 de março, a saúde pública de Peixoto foi pela primeira vez até i distrito de União do Norte ouvir sua população e suas necessidades.