Desembargador Orlando Perri realiza reunião em Peixoto de Azevedo sobre sistema prisional
Reunião
Publicado em: 03/03/2023 ás 17:07:00 Autor: Assessoria Fonte: Assessoria

Capacitar mão de obra dos reeducando para prestação de serviços nas obras de empresas local, essa foi a tônica da reunião.

Além do Desembargador Orlando Perri, do Prefeito Municipal Mauricio Ferreira de Souza e da Presidente da Câmara Municipal de Peixoto, Rosangela de Mattos dias, várias outras autoridades do jurídico e das forças de segurança também estavam presentes. O objetivo foi apresentar o programa de inserção dos reeducandos de volta no mercado de trabalho.

O programa busca preparar mão de obra dos reeducandos e a família. Uma comissão será montada para fazer acompanhamento e encaminhamento deles ao mercado de trabalho.

Identificando a demanda de mão de obra no município, inclusive na iniciativa privada. Após o processo de escolha eles passaram por um treinamento e os que se enquadrarem nessa demanda começam ser contratados.

Montar uma fábrica dentro do presídio onde os reeducando irão trabalhar preparando material para as obras públicas. Essa é uma proposta do prefeito Mauricio Ferreira de Souza que acredita que o programa vai beneficiar também a classe empresarial.

Adequar à lei para pagar um salário mínimo para esse trabalhador reeducando.  Eles não têm direitos trabalhistas. Somente o salário mínimo. Esses presos passam por uma seleção feita por psicólogos e outros profissionais do própria sistema de segurança.

Sugestão também de montagem de uma fábrica de blocos, 1 marcenaria e até um fábrica de confecção dentro do presídio.  Usando 100% da mão de obra dos presidiários. Reduzindo os custos em mais de 49 por centro do produto final.